2 de out. de 2012

Bonecas de papel




Essa lembro que foi uma das que tive na minha coleção
   Meninas sei que todas vocês lembram das bonequinhas de papel,  coisinhas mais fofas de carinha rosada, redonda e perninha grossa que acompanharam nossa infância, lembro de forma tão carinhosa, eu guardava 
todo dinheirinho que ganhava para ir a banca de revista escolher a minha,  eu amava recortar e vesti-la com roupa de todo lugar do mundo, pena que tinha pouca durabilidade, o papelão rasgava e perdia a resistência, eu como sempre muito criativa e versátil, sempre dava um jeitinho, colocava pauzinho de picolé no pescoço e papelão no corpinho, juntava um montão com pena de jogar fora, de verdade que elas supriam toda necessidade de bonecas caras e totalmente fora da minha realidade, mesmo quando a vida melhorou, eu não conseguia deixar de colecionar, até hoje tento conseguir em internet e bancas de revistas, mas é uma pena que quase não se encontra mais, uma alternativa e imprimir da net, doces lembranças!
boneca de papel 3



bon01bonecas de papel 5

bonecas de papel 4

bon






               Essas são mais antigas, do tempo da minha mãe, quem sabe da minha vó
História

As bonecas de papel existem desde que exite o papel não é incrível? foram usadas em rituais na cultura Asiática, durante vários séculos, data pelo nomos 900 A.D., incluiu uma figura e um objeto de papel dobrado, semelhante a um kimono, foram lançados ao mar em um barco, o povo faziam fantoches da sobra de couro e do papel antes da era cristã. No oriente também foram feitas muitas bonecas de papel dobrado. na França em meados dos anos 1700, surgiu a figura do Salt-jaque, uma mescla entre o fantoche e a boneca de papel, ara satirizar a nobreza, outras culturas como: Japão, China, Polônia, Alemanha e suiça, tiveram nomes e formatos distintos. 
A verdadeira definição de boneca de papel foram encontradas em grandes centros, como Viena, Berlim, Londres e Paris, eram figuras pintadas a mão e com trajes criados para divertimentos de crianças e adultos, alguns acreditam que podem ter sido criadas por costureiras para mostrar a forma real ou como sátira sócio-políticas, das figuras populares dá época, foram encontradas, figuras pintadas a mão em um museu parisiense no final dos anos 1780. Em 1791, uma propaganda de Londres anunciou uma nova invenção, então chamada a boneca inglesa. Era uma figura de uma jovem, com oito polegadas de altura, com um guarda-roupa completo de roupa íntima, acessórios para cabelos e seis conjuntos de roupa completos. Bonecas semelhantes a esta foram vendidas também na Alemanha. As bonecas de papel só passaram a ser produzas em larga escala e para as camadas mais populares no início do século XXNos anos 1900 houve uma febre das bonecas de papel nos muitos setores voltados para a mulher e a criança, como revistas femininas e infantis. Elas passaram a aparecer também no cadernos femininos e infatis de diversos jornais e outras publicações. Muitos artistas dedicaram-se anos a fio à criação e publicação das bonecas. A era de ouro das bonecas de papel ocorreu entre as décadas 1930 e 1950, quando sua popularidade atingiu índices nunca superados. Mesmo durante a Segunda Guerra Mundial elas continuaram sendo fabricadas, apesar da escassez de papel. 

Alguns estudiosos da história das bonecas de papel, atribuem o declínio na popularidade das bonecas de papel ao surgimento da boneca Barbie, na década de 1960 (deve ter sido, né). Mas a verdade é que elas resistem até hoje (mesmo nesse era tecnológica.


2 comentários:

Raquel Santos disse...

A-do-reiiiiiiiiiiiii o post!!! Eu brinquei muito com essas bonecas, adorava...ai que saudades.bjs

Vania Seidler disse...

Boa tarde pessoal. Muito legal o site. Queria fazer uma surpreza pra minha mãe, vou lhes contar a etoria. Minha mãe ganhou uma boneca de papel em sua infancia e o nome dessa boneca era lifonço. Não sei se era um nome dado pela minha mãe ou se era da boneca mesmo. Minha mãe lembra dessa boneca com muita saudade. Foi o unico brinquedo que ela ganhou em sua vida. E minha tia que era mais nova que minha deu banho na boneca de papel e acabo estragando a boneca. Mamãe tem 64 anos e lembra dessa boneca até hoje. Gostaria de eencontrar um réplica dessa boneca por nome lifonço. Alguem poderia me ajudar a encontra-la? Obrigada e um abraço a todas voces!

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...